Posts recentes

Profissionais de Saúde

Testemunho de Uma Aluna U...

Exposição - Acesso ao Ens...

Visita de Estudo à Escola...

Entrevista a um Técnico d...

Entrevista com Técnico de...

Higienista Oral

Técnico de Prótese Dentár...

Terapêutica da Fala

Terapêutica da Fala

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Quarta-feira, 7 de Maio de 2008

Visita de Estudo à Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa

       A Visita:

 

No âmbito do nosso projecto da disciplina de Área de Projecto, realizou-se uma Visita de Estudo à Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa no dia 21 de Fevereiro de 2008.

        A Escola Superior de Tecnologias da Saúde (ESTeSL) é uma escola do ensino superior público, que tem como finalidade preparar profissionais de saúde altamente qualificados para intervirem na prestação de cuidados ao nível do diagnóstico e da intervenção terapêutica. Actualmente esta Escola lecciona os seguintes cursos de Tecnologias da Saúde: Análises Clínicas e de Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Cardiopneumologia; Dietética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Nuclear; Ortoprotesia; Ortóptica; Radiologia; Radioterapia; e, Saúde Ambiental.

        Os objectivos pretendidos para esta Visita de Estudo eram facilitar a opção de escolha de um Curso Superior dando a conhecer os cursos existentes nessa Escola e as respectivas áreas profissionais; promover e fomentar o interesse para as Tecnologias da Saúde; dar a conhecer a vida académica de uma escola, através do trabalho realizado pelos estudantes e docentes, aos alunos das turmas 11. º A1 e 12.º A1.

        Nesta visita guiada à instalações da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, foram-nos demonstradas pelos  discentes e professores, actividades clínicas e laboratoriais dos doze cursos de licenciatura existentes.

        Após a realização da referida Visita, efectuaram-se questionários a todos os alunos das respectivas turmas participantes. Os questionários continham as seguintes perguntas:

·         A via profissionalizante que queres seguir é na área da saúde?

·         Se sim, esta visita ajudou-te a esclarecer algumas dúvidas quanto ao curso que queres seguir? Como?

·         Se não, esta visita motivou-te para a escolha de um curso nesta área?

·         Qual o curso que achaste mais interessante? Ordena os cursos segundo uma escala de 1 a 12 onde 1 é “pouco interessante” (mínimo), e 12 é “muito interessante” (máximo).

 

Resultados:

 

Em 35 questionários efectuados, 16 dos inquiridos responderam afirmativamente à primeira questão. Estes alegaram esclarecimento acerca das saídas profissionais dos diferentes cursos; da percepção do funcionamento profissional e funcional dos técnicos de saúde; e da vida académica dos estudantes, nomeadamente, as preocupações sobre o sucesso escolar e o acesso ao ensino superior; através do testemunho de alunos e professores e dos vídeos mostrados numa pequena apresentação que fez introdução à visita de estudo.

Dos alunos inquiridos, 19 responderam negativamente à primeira questão, sendo que apenas 4 destes responderam afirmativamente à terceira questão, declarando estar interessados pelos cursos de ortoprotesia; dietética; fisioterapia; e anatomia patológiaca, citológica e tanatológica.

No que diz respeito à quarta questão, a maioria dos alunos, segundo a escala apresentada, mostrou-se mais interessada pelo curso de Fisioterapia e, por outro lado, menos interessada pelo curso de Saúde Ambiental.

 

 

       A Nossa Opinião:

 

O nosso grupo realizou um balanço sobre a Visita de Estudo, realçando o seguinte aspecto positivo: ao conhecer a actividade funcional e profissional de alguns dos cursos que mais nos interessavam ficámos com uma noção mais realista do que é ser um profissional de saúde.


Publicado por profissionaissaude às 10:31

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

Sobre nós

Pesquisar neste blog

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


tags

todas as tags

Fazer olhinhos

blogs SAPO

subscrever feeds